Deus é Fiel!

sexta-feira, 1 de maio de 2015

IGREJA, COMO ESTÁ O AZEITE DAS TUAS LAMPARINAS?

 

"Por isso ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mat 24.44).
Jesus é a luz do mundo! Ele acendeu em você a sua luz para que você esteja refletindo essa luz neste mundo. Portanto, agora o cristão é a luz do mundo! Lembra-se da Parábola das dez virgens? Onde cinco estão com suas lamparinas acesas e as outras cinco faltam azeite? Elas saíram a procurar e provavelmente não encontraram, e o noivo chegou (Mat 25.1-13).
Pois bem. A igreja é como a noiva que espera pelo noivo que não tarda a voltar. Ela deve está preparada para a grande ocasião! Ela é comparada a noiva pela sublimidade da comunhão íntima com Cristo. Nada mais especial do que o casamento para representar este relacionamento. Quando você teve seu encontro pessoal com Cristo foi iluminado pela sua luz (Jo 8.12; 9.5). Ele acendeu o seu espírito que estava morto nos delitos e pecados (Ef 2.2). Ele lhe deu vida! Sobre este ato ele disse: “não se acende uma candeia para escondê-la, mas para alumiar toda a casa” (Mat 5.14-16).
Deus é luz! Importa que aqueles que o adorem sejam iluminados pela sua luz e passem refleti-la diante dos outros que ainda não conhecem esse Deus. Você não pode deixar que essa luz se apague. Para que essa luz seja sempre um lume na escuridão basta permanecer na presença deste Deus, pois na adoração e súplica ele se faz presente para novamente resplandecer a sua luz. Quando andamos na luz também temos comunhão uns com os outros (1 Jo 1.7).
Veja que no hinduísmo, com inúmeras seitas esotéricas, consultando seus destinos nos astros, cheias de superstições, descobriram que Deus é luz. Eles vivem perguntando entre si a qualquer deslize de alguém do seu convívio: “Onde estão as lamparinas do teu juízo?” Porque intuíram que sem a iluminação de Deus o homem não tem sabedoria para caminhar sobre a terra sem errar o alvo proposto em sua vida. Apesar de não conhecer Deus como foi revelado ao cristão, sabem da sua existência e temem ficar distante dessa luz.
Na parábola, o azeite simboliza o Espírito Santo que habita no crente. Ele paira sobre a igreja dando-lhe vida, e vida com abundância. É um privilégio ser um discípulo de Jesus! Sabemos que não estamos sozinhos.
Através do Espírito Santo ele nos ajuda nas nossas fraquezas e nos guia em nossa caminhada. Não despreze a ajuda do Espírito e nem apague a sua luz, vivendo como os filhos da desobediência, como aqueles que não conhecem ao Senhor. Somos os filhos da luz! Novamente ele nos diz sem mim nada podeis fazer (Jo 15.5).
Reconheça as suas falhas e confesse suas transgressões, pois ele é fiel e justo para nos perdoar e nos restaurar de toda injustiça. Assim podemos manter acesa a nossa luz. Pois não faltará azeite nas nossas lamparinas e seremos achados pelo Senhor quando voltar como as virgens prudentes. Homens cheios do Espírito Santo na revelação da Palavra de Deus nos últimos dias para o louvor de sua glória! Graça e Paz! Aleluia!
 
Pr. Ademir Carneiro de Oliveira
Mestre em Teologia
Ministro Auxiliar na IBCUE - Igreja Batista Cristo a Única Esperança
Coordenador Pedagógico e Professor no SETEBOE
Seminário Teológico Batista Oásis da Esperança
Membro da AELB - Academia Evangélica de Letras do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário